Santoro Inédito, novo CD de Fábio Cury e Alessandro Santoro

Caros amigos:

É com grande prazer que inicio esse blog!

Um dos meus parceiros mais queridos na música é o cravista e pianista Alessandro Santoro. Nosso duo começou as atividades com a gravação do álbum duplo Fábio Cury e Alessandro Santoro interpretam Bach, de 2013, à qual se seguiram várias apresentações (18 só naquele ano).

Essa convivência foi extremamente valiosa para mim. No preciso momento em que realizava uma verdadeira imersão no universo da interpretação historicamente orientada, tive a oportunidade de tocar com um virtuose do cravo, um músico de formação extremamente sólida e refinada.

Em nosso projeto atual, a minha sorte não é menor. Afinal, decidimos lançar um novo CD com obras de Claudio Santoro e, indubitavelmente, não há maior especialista no assunto que o próprio filho do compositor, Alessandro.

A imersão que havia feito em 2013, no universo da música barroca, dá-se agora com a obra desse magnífico compositor. Alessandro selecionou obras que mostrassem toda a sua trajetória, representando de maneira notavelmente significativa todos os estilos e técnicas de composição que o inspiraram ao longo de sua vida.

Ao lado das peças originais para fagote, o Duo e a Fantasia Sulamerica, integram o álbum duas adaptações de obras originalmente escritas para cello, Encantamento e Introdução e Dança. O caráter inovador do duo, ao ampliar o repertório do fagote com peças que originalmente não lhe pertencem, já se tornou sua marca registrada.

Interpretar música contemporânea com cravo é uma proposta que acaba, pois, se encaixando perfeitamente no conceito de nosso duo. Por conseguinte, não causa nenhuma estranheza a inclusão da Sonatina para fagote e cravo, que nos foi dedicada pelo jovem compositor Carlos dos Santos, em 2014. A obra seduz e desafia através do ritmo, elemento que alinhava e dá coesão a uma estrutura ao mesmo tempo coerente e expressiva.

Completando o repertório, o cd traz Prelúdios para piano solo  e as Seis peças para cravo. Quem sabe ainda vai dar tempo de eu propor uma surpresa nesse repertório, vontade não falta…

Pilotando a produção de gravação, contamos com o outro filho do compositor, Raffaello Santoro, também conhecido como DJ Raffa. Ouvindo seu interessantíssimo trabalho Santoro Popular (disponível no Spotify), também aguardo uma bela surpresa sua no final desse CD! Aguardem!

Na produção executiva, o “brimo” Thiago Cury, famoso por idealizar e promover o Festival Música Estranha, do qual o CD Santoro Inédito poderia ter participado, se houvesse tempo.

Santoro Inédito é inusitado não só pelo repertório, mas também pela maneira com que esse repertório é interpretado.  O lançamento em São Paulo está previsto para outubro. Confiram!

 

 

IMG_5352

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *